E.E.E.P. MARIA JOSÉ MEDEIROS
III
MOSTRA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA REDE ESTADUAL DE ENSINO
SUSTENTABILIDADE
NA ESCOLA: O DEVER DE CADA UM
Estudantes: Alexandre da Cunha
Pereira & Gabriela Cardoso Sarmanho
Professor Orientador: Paulo
Sérgio Barros
Introdução
Um dos temas mais pertinentes no
âmbito da educação é como criar e manter relações sustentáveis entre os
sujeitos que constituem uma instituição educacional e fazer dessa prática uma
vivência cotidiana que vá além das dimensões físicas da escola e se torne uma
experiência comunitária, social e planetária. A escola é um locus
essencial para formação de indivíduos conscientes e responsáveis. Portanto, um
aprendizado focado na educação sustentável pode gerar cidadãos-planetários,
preocupados com os problemas ambientais e com suas devidas soluções, em escala
global.
A sustentabilidade
• Considera
princípios como: satisfação das necessidades fundamentais, participação
popular, cuidados com os bens naturais, qualidade de vida, solidariedade,
alteridade, ética, espiritualidade, etc.
• Leva em
conta o todo e as partes, o contexto e o complexo, a interdependência de
extensão planetária e a correlação, o pensar e agir localmente, sem
desconsiderar o global (Figueiredo,2007, p. 75).
• Considera
a afetividade, a participação, a superação de dicotomias, a satisfação das
necessidades essenciais, o cuidado com os recursos naturais, a qualidade de
vida, a cidadania, a preocupação com as gerações futuras, conosco, a
comunidade, a sociedade e o mundo (Lima, Matos e Bonfim,2009, p.50).
• “Depende
de um conjunto de valores, internalizados pelo cidadão, e que orienta seu
comportamento para uma reação menos agressiva, um ser humano mais amoroso,
sensível, cuidadoso e gentil para com a terra, para com a sua espécie e as
demais espécies vivas” (Ribeiro 2006, p. 63).
Metodologia
O projeto envolverá toda a comunidade
escolar. Será realizado em diferentes
escalas e durará o ano todo. Entre elas estão:
• Seminários
e oficinas sobre educação ambiental para os estudantes
• Criação
de uma praça ecológica
• Arborização
e jardinagem da escola
• Reciclagem de material: papel, garrafas, sobra
de alimentos etc.
• Divulgação
dos trabalhos na comunidade escolar
• Desenvolver
práticas de uso sustentável da água, energia, patrimônio escolar etc.
• Parceria
com a empresa: JCPM Shopping Rio Mar para que esta realize melhorias na
estrutura física e espaços como: a Eco-sala, o bosque, a construção de
canteiros para plantio de legumes, verduras e plantas medicinais.
• Parceria
com a empresa Santos Oliveira e Cia Ltda. que fornece a alimentação para à
escola, possibilitando o reaproveitamento das sobras de alimentos para compostagem.
• Criação
de um Blog para a divulgação das práticas sustentáveis na escola
Resultados
Objetiva-se que os estudantes
desenvolvam uma consciência mais sustentável na escola, na comunidade e no
mundo. Que compreendam a importância da separação do lixo, da reciclagem, do
reaproveitamento do lixo orgânico no uso agrícola, da agricultura orgânica, da
arborização, da redução do consumo de água e energia, do não desperdício de
alimento, da convivência pacífica, respeitosa e tolerante afim de criar hábitos
sustentáveis para um mundo melhor.
Considerações finais
Experiências pedagógicas
sustentáveis como as que propomos neste projeto criam um campo fértil para
transformações efetivas na escola, na comunidade e no mundo. As práticas
levadas a cabo pela escola ilustram algumas possibilidades de práticas
educativas que são efetivamente sustentáveis. É imperativo que os estudantes,
sobretudo, devam ser protagonistas para o que ansiamos para o agora e o futuro
no que concerne a uma relação mais ética e humanizada do ser humano consigo,
com o outro e com a natureza.
Referências
BOFF, L. Sustentabilidade e
cuidado: um caminho a seguir. Disponível em http://pousio.blogspot.com/2011/06/leonardo-boff-sustentabilidade-e.html.
FIGUEIREDO, João B. A. Educação
ambiental dialógica: as contribuições de Paulo Freire e a cultura sertaneja
nordestina. Fortaleza: Edições UFC, 2007.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da
Terra. São Paulo. Ed. Peirópolis, 2000.
LIMA, Deyseane M. A; MATOS,
Kelma S. A. L; BONFIM, Zulmira A. C. Educação ambiental e psicologia
ambiental: discussões sobre a sustentabilidade. In: MATOS, Kelma S. A. L.
Educação ambiental e sustentabilidade. Foraleza: Edições UFC, 2009.
PARAMENTROS CURRICULARES
NASCIONAIS. Tema transversal Meio Ambiente. Brasília: MEC/SEF, 1997.
RIBEIRO, Maurício A. Caminhos
para uma cultura de paz com a natureza. In: MAGALÃES, Dulce (Org.). A paz
como caminho. Rio de janeiro: Qualitymark, 2006.
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