quinta-feira, 19 de setembro de 2013

E.E.E.P. MARIA JOSÉ MEDEIROS

III MOSTRA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA REDE ESTADUAL DE ENSINO

SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA: O DEVER DE CADA UM

Estudantes: Alexandre da Cunha Pereira &  Gabriela Cardoso Sarmanho
Professor Orientador: Paulo Sérgio Barros

Introdução

Um dos temas mais pertinentes no âmbito da educação é como criar e manter relações sustentáveis entre os sujeitos que constituem uma instituição educacional e fazer dessa prática uma vivência cotidiana que vá além das dimensões físicas da escola e se torne uma experiência comunitária, social e planetária. A escola é um locus essencial para formação de indivíduos conscientes e responsáveis. Portanto, um aprendizado focado na educação sustentável pode gerar cidadãos-planetários, preocupados com os problemas ambientais e com suas devidas soluções, em escala global.

A sustentabilidade

 Considera princípios como: satisfação das necessidades fundamentais, participação popular, cuidados com os bens naturais, qualidade de vida, solidariedade, alteridade, ética, espiritualidade, etc.
      Leva em conta o todo e as partes, o contexto e o complexo, a interdependência de extensão planetária e a correlação, o pensar e agir localmente, sem desconsiderar o global (Figueiredo,2007, p. 75).
      Considera a afetividade, a participação, a superação de dicotomias, a satisfação das necessidades essenciais, o cuidado com os recursos naturais, a qualidade de vida, a cidadania, a preocupação com as gerações futuras, conosco, a comunidade, a sociedade e o mundo (Lima, Matos e Bonfim,2009, p.50).
      “Depende de um conjunto de valores, internalizados pelo cidadão, e que orienta seu comportamento para uma reação menos agressiva, um ser humano mais amoroso, sensível, cuidadoso e gentil para com a terra, para com a sua espécie e as demais espécies vivas” (Ribeiro 2006, p. 63).

Metodologia

O projeto envolverá toda a comunidade escolar.  Será realizado em diferentes escalas e durará o ano todo. Entre elas estão:
      Seminários e oficinas sobre educação ambiental para os estudantes
      Criação de uma praça ecológica
      Arborização e jardinagem da escola
       Reciclagem de material: papel, garrafas, sobra de alimentos etc.
      Divulgação dos trabalhos na comunidade escolar
      Desenvolver práticas de uso sustentável da água, energia, patrimônio escolar etc.
      Parceria com a empresa: JCPM Shopping Rio Mar para que esta realize melhorias na estrutura física e espaços como: a Eco-sala, o bosque, a construção de canteiros para plantio de legumes, verduras e plantas medicinais.
      Parceria com a empresa Santos Oliveira e Cia Ltda. que fornece a alimentação para à escola, possibilitando o reaproveitamento das sobras de alimentos para compostagem.
      Criação de um Blog para a divulgação das práticas sustentáveis na escola

Resultados

Objetiva-se que os estudantes desenvolvam uma consciência mais sustentável na escola, na comunidade e no mundo. Que compreendam a importância da separação do lixo, da reciclagem, do reaproveitamento do lixo orgânico no uso agrícola, da agricultura orgânica, da arborização, da redução do consumo de água e energia, do não desperdício de alimento, da convivência pacífica, respeitosa e tolerante afim de criar hábitos sustentáveis para um mundo melhor.
                       
Considerações finais

Experiências pedagógicas sustentáveis como as que propomos neste projeto criam um campo fértil para transformações efetivas na escola, na comunidade e no mundo. As práticas levadas a cabo pela escola ilustram algumas possibilidades de práticas educativas que são efetivamente sustentáveis. É imperativo que os estudantes, sobretudo, devam ser protagonistas para o que ansiamos para o agora e o futuro no que concerne a uma relação mais ética e humanizada do ser humano consigo, com o outro e com a natureza.

Referências

BOFF, L. Sustentabilidade e cuidado: um caminho a seguir. Disponível em http://pousio.blogspot.com/2011/06/leonardo-boff-sustentabilidade-e.html.
FIGUEIREDO, João B. A. Educação ambiental dialógica: as contribuições de Paulo Freire e a cultura sertaneja nordestina. Fortaleza: Edições UFC, 2007.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. São Paulo. Ed. Peirópolis, 2000.
LIMA, Deyseane M. A; MATOS, Kelma S. A. L; BONFIM, Zulmira A. C. Educação ambiental e psicologia ambiental: discussões sobre a sustentabilidade. In: MATOS, Kelma S. A. L. Educação ambiental e sustentabilidade. Foraleza: Edições UFC, 2009.
PARAMENTROS CURRICULARES NASCIONAIS. Tema transversal Meio Ambiente. Brasília: MEC/SEF, 1997.
RIBEIRO, Maurício A. Caminhos para uma cultura de paz com a natureza. In: MAGALÃES, Dulce (Org.). A paz como caminho. Rio de janeiro: Qualitymark, 2006.

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